quinta-feira, 10 de novembro de 2011

A VIDA É UM RISCO

Aceitar correr riscos passa por aceitar o desafio de ir mais longe, de poder errar ou falhar muito mas, também de poder ganhar tudo.
Coramgem para correr riscos, existe em cada um de nós e pode ser cultivada em qualquer altura da vida, através de uma vontade forte e determinada.
Muitas vezes tememos o sofrimento e evitamos os problemas a qualquer custo, mas, na realidade, o mal não é que existam problemas. Viver mal os problemas é que é o mal... "Tudo na vida pode servir de motivação, tudo depende da forma como olhamos as coisas".
Como alguém disse, não importa tropeçar nem cair, só importa o tempo que demoramos a levantar-nos e a voltar a andar. Recuperar das quedas pode ser duro, mas também pode ser um tempo de inspiraçao e discerniento para ganhar forças e firmeza. O facto de uns demorarem mais do que outros até ficarem outra vez de pé prende-se com a confiança que têm em si, nos outros e na vida.
O grande mistério é que é com os problemas e as dificuldades que crescemos e amadurecemos. Mais, é na adversidade que melhor nos conhecemos.
Paradoxalmente, a experiência de dor e sofrimento faz-nos crescer.
A condição essencial para avançar na vida é saber exatamente o que queremos e o que escolhemos.
Como destinguir, então, o que nos é essencial? Justamente percebendo que estamos dispostos a dar tudo por aqueles que amamos. E atrevendo-nos a dar um passo em frente assumindo claramente "isto é, para mim, muito mais importante do que aquilo".



Compilaçao de frases e paragrafos retirada do manual do 10 ano do ano letivo 2011/2012
"Expressões", Porto Editora.

B.Leite.

Comentem


Sem comentários:

Enviar um comentário